As Auroras Boreais

Um dos grandes sonhos de quem viaja para a Islândia é ter a hipótese de presenciar uma Aurora Boreal. E não é para menos, este fenómeno é algo único e que nos marca, de tão espectacular e grandioso que consegue ser. Vamos dar de seguida algumas dicas (que consideramos indispensáveis) para quem, como nós, quer vivenciar esta experiência inesquecível. Primeiro que tudo, começamos por tentar explicar de forma muito sucinta o que é isto de uma aurora boreal. Basicamente, o nosso planeta está constantemente a receber ventos solares carregados de energia que, ao chegarem ao campo eletromagnético da Terra percorrem a camada da nossa atmosfera, sendo impelidos na direção dos polos, provocando este espectáculo maravilhoso a que chamamos de auroras boreais.

Uma aurora boreal pode ter diversas durações, podendo durar 5-10 minutos ou ir até horas ininterruptas. Há momentos em que até interrompe de forma abrupta e pode voltar a aparecer horas mais tarde.

Mas nem toda a gente que se desloca para os países mais a norte ou sul do nosso globo conseguem assistir a este fenómeno, sendo até frequente voltar de viagem com uma sensação de frustração por não termos assistido a nada de diferente. Existem várias factores que têm de ser cumpridos para conseguirmos assistir a uma aurora boreal:

  • As auroras boreais apenas são visíveis durante a noite. Se considerarmos que no auge do verão os países nórdicos como a Islândia e a Noruega nem chegam a ter escuridão completa, a probabilidade de vermos este fenómeno torna-se mais reduzida. Neste sentido, recomendamos os meses de inverno (entre Novembro e Abril) no hemisfério norte para assistirem a uma (ou várias);
  • Outro termo a ter em conta é o Índice KP, ou seja, o índice de actividade geomagnética do sol. Este mede-se de 0 a 10, sendo que quanto mais alto for mais hipóteses temos assistir a uma aurora boreal;
  • Podemos ter o azar enorme de ter as condições propícias para o surgimento de uma aurora boreal mas, pura e simplesmente, temos o céu nublado. Isto também nos impossibilita o avistamento, pelo que as condições climatéricas têm de estar favoráveis, com céu limpo preferencialmente.

Como podem ver, reunir todas estas condições nem sempre é fácil, o que torna o avistamento de uma aurora boreal algo ainda mais especial e por vezes raro. Mas acreditem, a espera vale completamente a pena!

Existem diversas apps que aconselhamos, que nos dão informação detalhada sobre todos os pontos que falamos acima e nos fazem uma previsão da ocorrência de auroras boreais, tendo em conta os dias, horas e localizações em que nos encontramos. Enquanto estivemos na Islândia, as apps que mais usámos foram o Aurora, o Aurora Alerts e o Aurora Forecast (por ordem de utilização).

 

Fotografar auroras boreais

Ver uma aurora boreal pode ser difícil, pelo que muitas vezes tentamos fotografar este espectáculo natural de forma a eternizar aquele momento marcante. Para o conseguir, o ideal é termos uma máquina fotográfica com a qual possamos trabalhar as definições manuais, nomeadamente:

  • Velocidade do obturador: refere-se ao tempo que a lente está exposta à luz, pelo que para fotografar uma aurora esse tempo tem de ser aumentado, fazendo um rasto dinâmico do seu rasto no céu (podendo levar a que fiquem tremidas, caso a máquina não esteja bem estabilizada);
  • Abertura da lente (exposição): ou seja, quanto maior abertura pusermos na lente, mais quantidade de luz entra igualmente. Neste campo temos de conjugar com a velocidade do obturador e o ISO, mas convém que utilizemos maiores aberturas para captar uma aurora;
  • ISO: luz artificial que colocamos na fotografia. Por vezes, temos de aumentar o ISO para compensar a falta de luz que temos para tirar uma fotografia, mas temos de ter em conta que, quanto maior o ISO, mais pixelizada poderá ficar a fotografia, especialmente em maiores resoluções.

Outra questão essencial é utilizarem um tripé para suportar a máquina fotográfica. Dado que acabam sempre por ser fotografias que exigem maiores tempos de exposição, podem ficar tremidas e não queremos de todo que seja este o resultado final.

IMG_0678_final

Uma resposta a “As Auroras Boreais”

  1. […] nublado poderiam ser um entrave (para saberem mais sobre este tema, consultem o nosso post sobre auroras boreais). Quando olhamos para o céu, vemos que estava limpo, completamente estrelado e, passados uns […]

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.