Viajar com os mais novos – algumas ideias para os entreter no avião

Viajar com bebés e crianças pode ser desafiador. Seja em viagens de avião, de comboio ou de carro, se a sesta e os snacks já entraram em acção, a verdade é que os brinquedos e jogos são sempre enormes aliados na gestão dos mais pequenos.

Viemos recentemente de uma grande viagem que durou cerca de 3 meses onde fizemos algumas dezenas de viagens de avião com o nosso pequenino de 1 ano e meio. Correu surpreendentemente melhor do que esperávamos e, por isso, escrevemos este artigo com o intuito de partilhar convosco algumas estratégias que utilizámos nos voos e que funcionaram muito bem.

Começando do início, viajar com os mais pequenos pode ser surpreendentemente mais fácil do que antecipámos à partida. Obviamente que será sempre fundamental levar connosco os básicos de fraldas, toalhitas e restante “enxoval”. Se estiverem ainda a amamentar, a maminha revela-se frequentemente um excelente aliado.

Tentamos, sempre que possível, fazer coincidir as sestas com o horário das viagens, não esquecendo a água/sumos tipo squeeze (se no controlo do raio-x explicarem que é para o bebé, é permitido passar sem problemas) e snacks/fruta/outra comida que considerem importante. Aliás, diríamos que a comida é daqueles tópicos que não pode MESMO falhar! Não esquecer que quer na descolagem, quer na aterragem oferecer snacks e/ou líquidos e/ou maminha é a solução para evitar o desconforto dos ouvidos associados às diferenças de pressão da cabine nestas alturas.

Sestas e comidas asseguradas, em alturas de vigília, é muito importante ter preparadas actividades que o bebé/criança gostam. Levem os brinquedos/livros/jogos preferidos e acreditem que, com grande probabilidade, vai ser uma diversão.

Obviamente que o tipo de jogos e brinquedos vão variar em função da criança. Seguem então algumas sugestões que resultaram connosco:

  • Jogos de nomeação com cartas
  • Desenhar com giz num quadro de ardósia
  • Colorir com todo o tipo de lápis
  • Quadro magnético/livros de autocolantes
  • Os livros preferidos
  • Puzzles do interesse e adequados à idade da criança
  • Por último não esquecer que haverá sempre uma toalhita à mão para limpar e brincar (no nosso caso funciona na perfeição!)
  • Em função da idade da criança, poderá também ser uma ajuda o telemóvel a ver vídeos engraçados das vivências que tiveram ou até jogos didáticos (mas atenção aos tempos de ecrã).

A caixa de madeira com ardósia que mostramos em algumas das imagens acima foi comprado há relativamente pouco tempo na loja “Flying Tiger” (passamos a publicidade). Foi uma daquelas coleções temporárias e nem sempre está disponível, mas vale muito a pena e custou pouco mais de 5€ na altura.

E por aí, que outras estratégias utilizam? Partilhem connosco nos comentários!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.