Os Eastfjords

Os Eastfjords são uma extensão de aproximadamente 120km na costa Este da Islândia, considerando-se que se iniciam entre as localidades de Borgarfjörður Eystri e Berufjörður. Dizem que apenas 3% da população total da Islândia vive nesta zona, sendo que aqui se destacam as quintas típicas, as pequenas vilas piscatórias e lagos encantadores que criam verdadeiros cenários de filme.Não planeámos pernoitar nesta zona, passando aqui quando fazíamos a ligação entre Mývatn e Höfn. Assim, a nossa passagem por aqui foi feita no sentido de norte para sul, começando pela localidade de Reyðarfjörður, onde existe o maior fiorde desta zona com aproximadamente 30 km de comprimento.

IMG_6598_final

Dizem-nos que mais a norte existem ainda mais cascatas e zonas imperdíveis, mas o tempo escasso e uma viagem que vinha já longa levaram-nos definitivamente a dirigirmo-nos em direção a sul. A cada quilometro percorrido, parecia surgir toda uma outra paisagem digna de fotografar, com reflexos magistrais na água.

IMG_6501_final

IMG_6470_final

Os faróis na costa são uma constante, sendo notórias igualmente as relações francesas com esta zona, concretamente na localidade de Fáskrúðsfjörður onde inclusive existe um museu, um consulado e uma capela a relembrar estas ligações. Desta localidade podemos ainda observar a pequena ilha de Skrúður, “casa” de inúmeras espécies de pássaros que por todo o lado passeiam alegremente como que a dar-nos as boas vindas.

IMG_6483_final

Seguindo caminho, sentimo-nos quase que hipnotizados pelo serpentear das estradas à beira mar e com as paisagens fantásticas que cada curva revelava. Antes de chegarmos à localidade de Djúpivogur, damos de caras com a famosa montanha em forma de pirâmide, Búlandstindur. Dizem as lendas islandesas (e são tantas e tão especiais), que no solstício de Verão, se pedirmos um desejo junto a esta montanha pode torna-los reais. Não custa tentar, não é?

IMG_6596_final

Concluindo a rápida passagem por esta zona Este da Islândia, fomos vendo que a paisagem ia mudando à medida que nos dirigíamos para sul, com o branco da neve a dar lugar ao castanho da terra e da vegetação seca.

IMG_6578_finalIMG_6639_finalIMG_1045_final

Saímos então da última localidade costeira em direção a Höfn onde pretendíamos pernoitar, comentando como são notórias as influências nórdicas aqui existentes.

2 thoughts on “Os Eastfjords

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.