Os Lagos de Plitvice

Não podemos propriamente dizer que os Lagos de Plitvice tenham sido uma surpresa. A fama que têm é mundial e a Ana já tinha tido hipótese de os visitar em 2013. Quanto a mim (Marco), foi amor à primeira vista! Património Natural Mundial da UNESCO desde 1979, o Parque Natural dos Lagos de Plitvice é o maior dos 8 parques naturais que a Croácia tem. Com quase 300km², o também conhecido como Plitvicka Jezera (em croata) é um parque repleto de cascatas, lagos com cores que parecem irreais e uma intensidade de natureza no seu estado mais puro.Obviamente que um pré requisito para esta visita ser bem aproveitada é estarmos disponíveis (física e psicologicamente) para caminhar, apesar de que assim que começamos a ser envolvidos pela natureza, esquecemos qualquer tipo de cansaço. Os diferentes tons de verde e azul e a riqueza de fauna e flora (catalogadas mais de 1200 espécies de plantas, 161 espécies de pássaros e 351 espécies de borboletas) são algo imperdível.

IMG_8635
IMG_8653
IMG_8623


IMG_8703
IMG_8819

Apesar da nossa visita ter acontecido em Julho, envolvendo um aumento do fluxo de turistas com todo o movimento resultante dentro do Parque, conseguimos por vários momentos parar para absorver os locais e a paz envolvente.

IMG_8788
IMG_8744
IMG_8662

Os trilhos propostos no seu interior são variados, podendo chegar dos 3,5km aos 18km, com programas assinalados à entrada do Parque. Como nem sempre os trilhos estão bem assinalados ou com placas bem visíveis, aconselhamos a levar consigo a aplicação destes programas (desenvolvido pelo próprio Parque: https://np-plitvicka-jezera.hr/en/plan-your-visit/activities/lake-tour-programmes/ ) ou um mapa do local. O trilho que optámos por realizar (Programa B) foi o seguinte:

program-b

Não foi o maior, tendo apenas aproximadamente 4km, mas já nos proporcionou momentos espantosos e inesquecíveis.

IMG_8643IMG_8754IMG_8730IMG_8820

Como chegar: Existem diversas formas de chegar a este Parque Natural. Os autocarros são frequentes a partir de várias cidades próximas (inclusive de Zagreb), apesar de termos decidido ir de carro alugado por nos dar mais autonomia. Para quem optar por esta última opção, existem parques de estacionamento do próprio parque onde se podem deixar os carros, por 7kn/hora (qualquer coisa como 0,95€/hora).

Entrada: O Parque tem duas entradas (1 e 2), sendo que numa época de Verão achámos pouco relevante escolher especificamente uma delas para iniciar, dado que pelo interior existem ligações gratuitas de autocarro e até possibilidade de andarmos também gratuitamente de barco panorâmico, atingindo facilmente qualquer ponto do parque. Os preços dos bilhetes para a entrada  variam consoante a época do ano, podendo um adulto pagar 250kn (+/- 33€) nas épocas altas (mais informações em  https://np-plitvicka-jezera.hr/en/plan-your-visit/price-list/). Junto às entradas existem bares e vendas de rua com águas e sandes, algo a considerar caso não se tenha trazido consigo.

Dicas extra:

  • Confirmem previamente as previsões meteorológicas. Caso tenha opção de realizar esta visita num dia de sol, será certamente mais rentabilizada e prazeroso do que num dia de chuva.
  • O Parque não tem no seu interior muitos locais para comprar águas ou comida, pelo que a melhor opção será mesmo levar consigo previamente, podendo comprar à entrada se necessitar;
  • As casas de banho do Parque são dispersas e nem sempre bem sinalizadas;
  • Vá o mais cedo possível para o Parque, de forma a conseguir apanhar menos fluxo de turistas e aproveitar o espaço da melhor forma;
  • Nas paragens dos autocarros e do barco panorâmico, no interior do Parque, nem sempre existem sombras, facto que associado ao calor e às filas que se podem gerar, pode criar algum desconforto. Leve chapéu e protetor solar se for o caso.

One thought on “Os Lagos de Plitvice

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.