Akureyri

Akureyri é a 2ª maior cidade da Islândia, também conhecida como a capital do norte do país e dista perto de 5 horas de carro de Reikjavík. É uma cidade acolhedora que serve muitas vezes como “rampa” para visitar a área de Mývatn ou a Godafoss.Na nossa passagem por esta cidade, tivemos mais um dia de nevão. Não conhecíamos a cidade, apesar de algumas coisas que fomos lendo, mas a luz vermelha dos semáforos em forma de coração espalhados nos vários cruzamentos fizeram-nos sentir logo bem recebidos.

IMG_5209_final

Na zona central da cidade destaca-se em grande plano a Akureyrarkirkja. Esta igreja luterana tem um design muito particular (como aliás, todas as igrejas pelas quais fomos passando na Islândia), sendo um dos símbolos desta cidade. A entrada na igreja é gratuita, dando-se diariamente entre as 10:00 e as 16:00, havendo excepções entre 15 de Junho e 15 de Agosto, com horário especial para visitar de turistas entre as 16:00 e as 19:00. Tendo a nossa visita ocorrido em Abril e após as 16:00, infelizmente não conseguimos visitar o interior do edifício.

IMG_0637_final

Ao redor deste local de culto, distribuem-se várias dezenas de lojas de pequeno comércio, todas elas com ar nórdico muito característico e extremamente acolhedor.

IMG_5312_final

IMG_5315_final

IMG_5316_final

Outro ponto pelo que gostaríamos de ter passado mas que nos ficou impossibilitado pelas condições climatéricas era o Jardim Botânico Lystigarðurinn. Aberto ao público desde 1957, tem a curiosidade de ser um dos jardins botânicos mais a norte do globo terrestre, contando com mais de 6000 espécies de flores diferentes, 430 delas nativas desta zona. E o melhor de tudo, é que a entrada é totalmente gratuita.

No nosso caso, dado termos apanhado alguma nebulosidade e neve na visita a esta cidade, não tivemos tanta sorte como noutros pontos da ilha, mas dizem que aqui é também um ponto em que a auroras boreais podem dar um ar da sua graça.

Onde comer: Sabemos que o nosso conselho pode não fazer muito sentido, mas tendo em conta que tentámos manter um registo low cost durante a viagem, jantámos no Restaurante Mexicano Serrano. Por 1600 Isk ± 11 €, jantámos Burritos com os condimentos à nossa escolha (explicar em inglês aos funcionários por vezes é uma aventura) e fizemos a festa neste restaurante que pertence a uma cadeia nacional de comida rápida.

Onde ficar: Hotel Kjarnalundur. Retirado do centro da cidade, facilmente alcançável de carro e com uma vista muito agradável para o rio Glerá. Com staff muito prestável e solicito, é extremamente confortável, com óptimas condições e mais importante do que tudo o resto: tinha pequeno almoço buffet incluído e bastante bem apetrechado. Ficou em 75€/noite o quarto de casal.

IMG_5310_final

Como chegar: Existem diversos autocarros a fazer ligação a esta cidade, não fosse ela um importante centro económico e turístico do país. Considerando o que pretendem, aconselhamos a pesquisarem o site da empresa pública de autocarros Straeto e obterem todas as informações necessárias.

One thought on “Akureyri

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.